Sintetizando: O Iluminado

Saudações, queridos nerds!

Hoje vamos indicar e sintetizar um filme pelo qual sou apaixonada, e que foi baseado em um livro de Stephen King: O Iluminado. O filme é de 1980, e foi produzido pela Warner Bros.

Sinopse:

Pense no mais inconcebível terror. Um monstro de outro planeta? Uma epidemia mortífera? Ou, como nesta obra-prima do diretor Stanley Kubrick, o medo de ser assassinado por alguém que sempre o amou e protegeu, um membro de sua própria família?

Do roteiro que ele co-adaptou do livro de Stephen King, Kubrick mistura grandes interpretações, cenários ameaçadores, cenas extraídas de um sonho, com sustos constantes, transformando o filme num marco do terror. No papel principal, Jack Nicholson (“Aqui está Johnny”) interpreta Jack Torrance, que vai para o elegante e isolado Overlook Hotel com sua esposa (Shelley Duvall) e o filho (Danny Lloyd), para trabalhar como zelador durante o inverno. Torrance jamais havia estado naquele lugar antes. Ou será que havia? A resposta está na fantasmagórica jornada de loucura e assassinato.

O filme se inicia já entregando o que vem pela frente, em um diálogo entre o Jack e o gerente do hotel, contrariando o paradigma do tradicional filme de terror ou suspense (ou mesmo de outros gêneros), em que os mistérios vão sendo descobertos no desenrolar da trama.

meninasAo se avaliar a técnica com que o filme foi feito, pode-se facilmente concluir que Kubrick foi realmente um gênio. O perfeccionismo presente na construção de cada item das cenas é latente, uma vez que Kubrick é conhecido por utilizar a técnica do ponto de fuga, em que o enquadramento da imagem acaba por guiar nossos olhos a um ponto central, conferindo maior simetria ao cenário. O rigor chega a ser praticamente matemático!

Contudo, a perfeição da obra não se limita a jogos de perspectiva geométrica. O filme é muito mais que isso: é um misto sensorial, comandado por uma trilha sonora realmente arrepiante.

Já havia assistido ao filme uma vez na tv da minha casa, mas ontem tive a experiência mais completa e assustadora de todas: assisti-o no cinema, e mesmo conhecendo a história e todo o clima envolvido, saí com os dedos sangrando de tanto que roí as unhas!

Wendy Carlos, o responsável pela trilha sonora, criou uma atmosfera tão tensa e assustadora, que é impossível que o mais cético fique impassível. Cheguei a perceber notas agudas tocadas no piano cadenciando o piscar dos olhos de Jack! Minha dica: quer a experiência completa, aumente o som!

shelleyAlém de uma trilha impecável, as atuações são fantásticas, o que se deve também ao perfeccionismo obsessivo de Kubrick, já que ele repetia tantas e tantas vezes algumas cenas, que o desespero passava a ficar estampado no rosto de Wendy (Shelley), bem como o ódio e a ira no de Jack, criando maior autenticidade às cenas, mas a um preço questionável (Shelley teve que tomar antidepressivos durante as gravações) e que já gerou acaloradas discussões no mundo do cinema sobre até onde ir em nome da arte.

O Iluminado foi também o primeiro filme em que se empregou a steady cam, uma câmera utilizada para dar a impressão que se está seguindo ou andando junto aos personagens, conferindo maior realismo e imersão do espectador à cena.

Enfim, o filme é fantástico, Wendy Carlos é fantástico, Kubrick (apesar de doido) é fantástico, o hotel é de dar arrepios e os atores não poderiam ser outros.

Se você ainda não assistiu a O Iluminado, ta esperando o que?!

***Dica do Síntese Nerd***

Depois de assistir a essa obra-prima, indico que procure pelo documentário Room 237 (2012), de Rodney Ascher, que disseca mais genialidades presentes no filme e que muitas vezes passam despercebidas, e também expõe diversas teorias e possíveis mensagens subliminares que Kubrick teria incluído.

room-237

Se quiser se assustar e se deliciar com um videoclipe que faz uma homenagem ao filme, indico também The Kill (Bury Me), do Thirty Seconds To Mars, de 2005 (obrigada pela sugestão, Guilherme!).

the-kill-30-seconds-to-mars-1341868-550-342

Se você curtiu esse post, deixa aí seu comentário e siga-nos nas redes sociais!

Imagens de divulgação. Se alguma imagem utilizada for de sua autoria, entre em contato conosco.

3 comentários em “Sintetizando: O Iluminado

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: