Sintetizando: Blade Runner

Olá, nerds replicantes!

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre um filme maravilhoso, e que (não me orgulho disso) só fui assistir esta semana: Blade Runner. Um filme que foi injustiçado e esquecido por muitos anos, pois teve pouco público em sua estreia, já que foi contemporâneo de E.T. – O Extraterrestre.

harrison-fordA história gira em torno de Deckard, um caçador de androides, que recebe a missão de encontrar e “aposentar” (termo usado em substituição a “matar”) cinco androides fugitivos do tipo replicantes, que são robôs semelhantes a humanos, projetados para serem mais fortes e mais astutos que estes.

O filme, de Ridley Scott, foi lançado em 1982 e tem Harrison Ford como protagonista. Ele se passa no ano de 2019 e começa interessante aí, pois a visão de como seria o mundo 37 anos depois mescla o noir e figurinos e penteados da década de 1960 com um futurismo meio Star Trek e Os Jetsons.

blade-runner-art-roy-prisA fotografia também foi minuciosamente construída para mostrar o caos das grandes cidades, que possuem multidões que se esbarram por todo o tempo nas ruas, misturado à solidão com que as pessoas passam a viver em um mundo vazio de relações verdadeiras e profundas.

A genialidade deste cult vai além, entretanto, de uma bela fotografia e belos figurinos eroy
cabelos. Os diálogos existencialistas e os questionamentos que ele incita que nos façamos dão um nó tão grande na cabeça dos mais idealistas (tipo eu), que é difícil dormir depois sem ficar digerindo devagarinho tudo aquilo.

Blade Runner é uma obra-prima que vale a pena ser conferida, ainda mais porque terá uma continuação super aguardada em 2017, com o próprio Harrison Ford no elenco, além do indicado ao Oscar, Ryan Gosling. A continuação, que se passará trinta anos depois do primeiro filme, está sendo dirigida por Denis Villeneuve, famoso por ter dirigido também O Homem Duplicado (2013) e o multi indicado ao Oscar em 2017, A Chegada (2016).

***Dica do Síntese Nerd***

capa

Se você se interessou pelo filme, que vai muito além de um clássico Sci-Fi, vai adorar também a série de tv Westworld (2016), da HBO, e que parece ter bebido da água de Blade Runner até praticamente se afogar. Já falei dela aqui no blog, e você pode conferir a síntese aqui.

Se você curtiu esse post, deixa aí seu comentário e siga-nos nas redes sociais!

Imagens de divulgação. Se alguma imagem utilizada for de sua autoria, entre em contato conosco.

11 comentários em “Sintetizando: Blade Runner

Adicione o seu

  1. Ai, nem conhecia mas já fiquei suuuper curiosa. Sabe que amo esses filmes relativamente antigos (para mim é “antigo” pois é mais velho que eu) que retratam aquilo que se passaria no futuro, sendo que o futuro deles é o nosso agora e muitas coisas não são bem como eles imaginavam? (me fiz entender? ehehe)
    Mas a sério, acho super divertido. Vou ver se arranjo um bocadinho e companhia para ver!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Bea,
      Assista sim!
      É impressionante ver o que as pessoas do passado (sim, faz bastante tempo, pois o Harrison Ford era novinho ainda hahaha) imaginavam que seriam nossas prioridades em termos de tecnologia, como os modelos que elas tiveram pra projetar essas coisas se tornaram obsoletos e como (pasme) eles acertaram em muita coisa!
      Tenho certeza que você vai gostar!
      😉

      Curtir

  2. Uau! Amoadoro distopias. Falei de uma com a temática parecida no meu blog a pouquíssimo tempo. É o filme Equals, que no Brasil tem o título: “Quando te conheci” Só que eu fiz uma crítica bem profunda comparando com a nossa realidade. É estranho eu classificar minha própria crítica como profunda, mas é que eu achei o filme muito reflexivo e fiquei pensando sobre ele por muito tempo. Assim que assistir esse, venho te falar o que achei. Fiquei super interessada na continuação dele. Grata pela sugestão!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Poxa vida, que nostalgia. Eu tenho esse filme, vou assistir hoje novamente. Eu estudei a fotografia desse filme para um trabalho e gosto muito da direção de arte que Ridley emprega. Estou ansiosa pata continuação e um pouco cética com a presença do Ryan G. Vamos ver no que vai dar. Otimo post!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: