Especial Semana da Mulher – Mulheres marcantes na literatura

Saudações, meus queridos leitores nerds! E especialmente minhas queridas nerds, pois hoje comemora-se o dia Internacional da Mulher. Como anunciado no post anterior, trago hoje para vocês cinco personagens femininas marcantes na literatura.

Elizabeth Bennet – Orgulho e Preconceito, Jane Austen

keira6

Como falar de personagem feminina sem falar na querida Lizzie Bennet? Uma mulher inteligente, sagaz e completamente a frente de seu tempo. Suas respostas afiadas e personalidade apaixonante, fazem desta uma das personagens mais marcantes de Jane Austen.

Hermione Granger – Harry Potter, J.K. Rowling

hermione-granger-hermione-granger-20053428-800-478

Seguindo ainda com mulheres inteligentes, apaixonadas por leitura e de personalidade forte, temos a bruxa mais famosa dos últimos tempos: Hermione Granger. Costumo dizer que sem ela, Harry não teria sobrevivido nem ao primeiro livro. Uma amiga extremamente leal e corajosa, Mione conquista a todos durante os sete livros da saga.

Daenerys Targaryen – As Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin

targaryen_66

Outra grande mulher da literatura fantástica que merece estar nesta lista é Daenerys Tagaryen. Uma personagem que passou por uma notável evolução na história, conquistando seu espaço em um universo dominado por homens. Tio George sabe como criar personagens femininas fortes, com personalidades diferentes, mas igualmente marcantes em seu universo.

Emma Bovary – Madame Bovary, Gustave Flaubert

madamebovary

Uma personagem complexa, que espantou a todos na época de sua publicação, causando certos transtornos ao escritor, Emma foi uma mulher sonhadora, que não encontrava a felicidade dentro dos limites impostos pela sociedade da época. Reconhecido como grande crítica social, o romance de Flaubert nos apresenta a esta história envolvente, que anuncia o Realismo  na literatura, inspirando tantos outros escritores posteriormente.

Capitu – Dom Casmurro, Machado de Assis

capitu1

Ela divide opiniões, mas não se pode negar que é uma das personagens mais icônicas da literatura clássica nacional. Maria Capitolina e seus olhos de ressaca, enigmática, apaixonada, fiel ou traidora, uma personagem moderna e marcante retratada pelo escritor que inaugurou o realismo em terras brasileiras.

 

Eu citei apenas algumas, mas você pode contribuir para esta lista. Deixe nos comentários quais as suas personagens femininas favoritas. Nós adoraríamos saber a opinião de vocês.

Até a próxima!

2 comentários em “Especial Semana da Mulher – Mulheres marcantes na literatura

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: