Especial Semana da Mulher – Mulheres marcantes em séries de tv

Saudações, queridos nerds!

Hoje encerramos nossas homenagens às mulheres, mas lembramos que fizemos algo simbólico, uma vez que esses seres que sobrevivem todos os dias numa sociedade tão desigual e opressora deveriam ser aplaudidas em pé todos os dias. E a luta pela igualdade de gênero continua!

Finalizando nossa Semana da Mulher, vamos apresentar algumas figuras femininas icônicas de séries de tv.

  1. Peggy Olson (Elizabeth Moss) – Mad Men

 

peggy

Peggy inicia sua carreira como secretária em uma famosa agência de publicidade, nos anos 1960’s. Logo é convidada a participar do desenvolvimento de algumas campanhas publicitárias, destacando-se como a primeira mulher a trabalhar no ramo.

A personagem, contudo, vive conflitos diários para tentar afirmar sua competência em um ambiente predominantemente masculino, mas nunca se conforma com tal diferenciação.

Dada a época retratada na série, esta personagem claramente representa as mulheres descobrindo seu valor em um mundo sexista, e encontrando as dificuldades de transpor tais barreiras. (Não mudou muito, né?)

  1. Samantha Stephens (Elizabeth Montgomery) – A Feiticeira

afeiticeira

Apesar de ter sido produzida em uma época em que imperava a cultura de que a mulher não podia ter seu próprio emprego, pois devia cuidar sozinha do lar e dos filhos, e de a personagem se encaixar em tal estereótipo, Samantha se destaca por se demonstrar sempre a líder do que ocorre em sua vida e na dos seus. Com seu jeito meigo, acaba sempre convencendo o marido do que quer e se mostra sempre muito astuta.

Devemos, obviamente, considerar que enfatizar muito o protagonismo da mulher em uma série produzida em meados da década de 60 seria um escândalo à época.

  1. Orange Is The New Black

orange

Neste caso, foi impossível eleger uma personagem mais icônica, uma vez que todas da série representam particularidades das mulheres, mas não de maneira estereotipada, o que é mais interessante!

Os conflitos internos, a autoafirmação, o machismo, a maternidade, a sexualidade, as relações pessoais. Todas as histórias que se pode contar envolvendo mulheres estão diluídas entre as histórias de cada personagem.

  1. Margaery Tyrell (Natalie Dormer) – Game of Thrones

Margaery_Tyrell_HBO

No post de quarta-feira, sobre mulheres marcantes da literatura, falamos sobre a maravilhosa Daenerys Targaryen e poderíamos fazer um post somente sobre as mulheres marcantes de Game of Thrones, pois são muitas!

A questão é que a Margaery é uma das minhas prediletas hahaha

Uma mulher forte, astuta e que sabe muito bem o que quer e, mais do que isso, sabe como chegar lá. Não se engane com sua carinha angelical e de ingênua: seu poder reside justamente na confusão que gera. Com seu carisma, consegue atingir seus objetivos de forma tão eficaz, que quando você percebe, nem se deu conta que ela já chegou lá.

  1. Lorelai Gilmore (Lauren Graham) – Gilmore Girls

lorelai

E, para fechar nossa semana, temos Lorelai Gilmore.

Lorelai é uma mulher muito inteligente e eficaz em tudo o que faz (exceto no amor, em que não costuma ter muita sorte). Ela viveu um drama que muitas mulheres viveram: engravidou na adolescência e criou sua filha sozinha. No caso dela, por escolha própria.

O interessante de sua personagem é que não se vitimiza por isso. Muito pelo contrário! Fez da maternidade precoce sua fortaleza, e venceu na vida por mérito próprio e sem ajuda de ninguém – história também de muitas mulheres por aí.

Se você curtiu esse post, deixe aí seu comentário e siga-nos nas redes sociais!

Imagens de divulgação. Se alguma imagem utilizada for de sua autoria, entre em contato conosco.

Um comentário em “Especial Semana da Mulher – Mulheres marcantes em séries de tv

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: