Sete filmes sobre a mente humana (Que tem no Netflix)

Saudações, meus queridos nerds!

É de conhecimento geral que o cinema, bem como os demais tipos de artes, adora retratar a complexidade da mente humana. Mesmo quando o filme não possui este foco, podemos tirar alguma reflexão dele. O comportamento do homem é um tema tão abordado, que decidimos fazer uma lista com sete filmes (disponíveis no Netflix), para quem se interessa por psicologia, psiquiatria e neurociências.

capa

1- Precisamos falar sobre o Kevin – (Lynne Ramsay – EUA, 2011) (Sintetizando aqui)

“Como vive a mãe de um monstro?”. Baseado em um livro de mesmo nome, o filme trata do difícil relacionamento entre uma mãe e um filho. Mas não qualquer filho. Kevin tem sérios problemas de comportamento, e toma uma atitude imperdoável que afeta a vida de muitas pessoas. Isso leva sua mãe a questionar suas escolhas, e a se perguntar se é possível uma mãe odiar um filho.

filme mente humana

2- Nise: O coração da loucura – (Roberto Berliner – Brasil, 2016)

Neste drama baseado em uma história real, uma psiquiatra alagoana, Nise da Silveira, rejeita a terapia de eletrochoque para tratar seus pacientes esquizofrênicos de maneira humanizada e os encoraja a criar arte.

vantagens de ser invisivel

3- As vantagens de ser invisível – (Stephen Chbosky – EUA, 2012)

As Vantagens de Ser Invisível, acompanha um garoto depressivo e solitário de 15 anos, iniciando no colegial. O filme fala de maneira envolvente das dificuldades da adolescência, muitas vezes deixadas de lado por conta do estereótipo do adolescente problemático ou isolado, que justifica alguns problemas realmente sérios com as características da idade. Temas importantes são abordados como uso de drogas, homossexualidade, depressão, entre outros.

cake

4- Cake: Uma razão para viver – (Daniel Barnz – EUA, 2014)

O filme conta a história de Claire, uma mulher que está profundamente abalada por uma tragédia que aconteceu em sua vida. Acompanhamos então a sua luta por sobreviver, em oposição ao seu desejo de morrer. A dor e as dificuldades em executar simples tarefas quando sua mente quer desistir. Cake é uma história de sobrevivência e superação, mesmo que os limites estejam dentro de nós.

a pele que habito

5- A pele que habito – (Pedro Almodóvar – Espanha, 2011)

Uma sombria história de obsessão, A pele que habito conta a história de um cirurgião plástico que, após a morte da esposa que sofreu um acidente de carro e teve o corpo completamente queimado, se dedica inteiramente ao desenvolvimento de uma pele perfeita. O filme constrói uma trama bem elaborada e é uma ótima opção para quem ainda não conhece o trabalho do diretor.

donnie-darko

6- Donnie Darko – (Richard Kelly – EUA, 2001)

Donnie Darko é um adolescente que está à beira da loucura, devido a visões constantes de um coelho monstruoso, que tenta mante-lo sob a sua sinistra influência. Donnie luta contra os seus demônios, literal e figurativamente, numa intriga de histórias entrelaçadas que jogam com as viagens no tempo, gurus fundamentalistas, predestinação e os desígnios do universo. (Fonte: divulgação)

the discovery

7- The Discovery – (Charlie McDowell – EUA/Reino Unido, 2017)

Um cientista comprova a existência da vida após a morte e inicia um caos na terra, pois muitas pessoas resolvem adiantar esta experiência. Enquanto isso duas pessoas se apaixonam nesse cenário nada propício ao amor enquanto tentam aceitar as suas próprias tragédias pessoais e descobrir a verdadeira natureza do pós-vida. (Fonte: Netflix)

Aproveitem nossas dicas para programar o filminho desse final de semana!

Até a próxima!

2 comentários em “Sete filmes sobre a mente humana (Que tem no Netflix)

Adicione o seu

  1. Donnie Darko é um dos melhores filmes que já vi na minha vida, e um dos que mais me fez pensar… bem confuso, cheio de paradoxos, teorias… mas amo mesmo assim *-*

    A Pele que Habito eu achei bem péssimo, não gostei nenhuma pouco. Ainda pretendo assistir Precisamos Falar Sobre o Kevin! Amo filmes que tratam da mente humana ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: