Filmes · livros

Universo Terra Média – J. R. R. Tolkien – Parte 1

Saudações, meus queridos nerds!

Este é o primeiro de uma série de posts sobre os universos fantásticos mais queridos do mundo nerd. Nesta série nós falaremos sobre as obras que compõem estes universos, sua sequência e um pouquinho de cada história.

Para quem não sabe, o blog “nasceu” no dia do Hobbit, 22 de setembro, e este post não poderia ser de ninguém menos do que Tolkien.

Sobre o autor:

tolkien_dfdw

J.R.R. Tolkien foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico. Autor de obras como O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion. Mesmo precedido de outros grandes nomes da literatura de fantasia, devido ao sucesso do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido mundialmente como pai da literatura fantástica moderna, e considerado um dos maiores autores do gênero.

As Obras:

Diversos títulos levam a assinatura do autor, no entanto, muitos não estão disponíveis em português. Os que foram publicados no Brasil são os seguintes:

O Senhor dos Anéis: A Terra Mágica (1974)

O Senhor dos Anéis: O Povo do Anel (1975)

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (1975)

O Hobbit, o encantador prelúdio a sua fantasia épica (1976)

O Senhor dos Anéis: a volta do anel (1976)

O Senhor dos Anéis: o cerco de Gondor (1979)

O Senhor dos Anéis: o retorno do rei (1979)

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (1994)

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (1994)

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (1994)

O Hobbit (1995)

O Silmarillion (1999)

Contos Inacabados (2002)

Roverandom (2002)

Mestre Gil de Ham (2003)

Sobre Histórias de Fadas (2006)

As Cartas de J.R.R. Tolkien (2006)

As Aventuras de Tom Bombadil (2008)

Os Filhos de Húrin (2009)

A Lenda de Sigurd e Gugrún (2010)

Cartas do Papai Noel (2012)

Sr. Bliss (2012)

Sequência de Leitura Terra Média:

A Terra Média é um universo criado por Tolkien que retrata um passado mitológico do nosso mundo, habitado por criaturas fantásticas e reinos fictícios. A escrita descritiva, uma forte característica do autor, permitiu a criação de não apenas um universo completamente verossímil, mas de toda uma mitologia que é minuciosamente estudada até hoje.

Nem todas as obras do escritor se passam neste universo, mas sobre as que se passam, diversas são as ordens indicadas de leitura. Existe uma ordem cronológica, que pula entre os capítulos dos livros, acompanhando a sequência dos fatos, e existe até mesmo uma ordem de estudo do trabalho de Tolkien, seguida de leituras complementares de estudos baseados nas obras do escritor.

Para quem nunca leu Tolkien, quer ler por diversão, e não pretende conseguir um diploma de especialização sobre a Terra Média, recomendamos que siga a seguinte sequência:

 

download

O HobbitOs hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso.”

 

 

tolkien sociedade do anel

 

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do AnelNuma cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder – a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.”

 

tolkien as duas torres

 

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres“A comitiva do anel se divide. Frodo e Sam continuam a viagem, descendo sozinhos o  grande rio Anduin – mas não tão sozinhos assim, pois uma figura misteriosa segue todos os seus passos.”

 

 

tolkien o retorno do rei

 

O Senhor dos Anéis: O Retorno do ReiA Sombra dos exércitos do senhor do escuro cresce cada vez mais. Homens, Anões e Elfos unem-se par a luta contra a escuridão. Enquanto isso, Frodo e Sam penetram na terra de Mordor, em sua empreitada heróica para destruir o anel.”

 

 

tolkien o silmarillion

O SilmarillionO Silmarillion, relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas.”

 

 

tolkien contos inacabadosContos Inacabados (leitura complementar)Este livro contém a única história que sobreviveu das longas eras de Númenor antes de sua queda, e tudo o que se conhece sobre temas como os Cinco Magos, os Palantíri ou a lenda de Amroth. Escrevendo acerca dos Apêndices de O Senhor dos Anéis, J.R.R.Tolkien disse em 1955: “Aqueles que apreciam o livro apenas como ”romance heroico” e consideram os ”panoramas inexplicados ” parte do efeito literário, desprezarão os Apêndices, e farão muito bem.” Contos Inacabados destina-se àqueles que, ao contrário, ainda não exploraram suficientemente a Terra-média, suas línguas, suas lendas, sua política e seus reis. Christopher Tolkien editou e apresenta a coleção. Também redesenhou o mapa de O Senhor dos Anéis em escala maior e reproduziu o único mapa de Númenor.”

No próximo post, falaremos sobre as adaptações das obras de Tolkien para o cinema. Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo nerd.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s