livros

Literatura Fantástica Brasileira – parte 1

Saudações, meus queridos nerds!

Como muitos de vocês devem saber, está acontecendo (desde 31/08 até 10/09) a XVIII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro. Além de aproveitar para comprar muuuuitos livros e verificar os principais lançamentos das editoras, a Bienal é uma ótima oportunidade para conhecer autores nacionais e internacionais, bater um papo, pegar um autógrafo e até mesmo tirar uma foto com esses maravilhosos criadores de universos que nós adoramos.

Por falar em autores que adoramos e criadores de universos, dia 10 de setembro às 15:00, acontecerá uma palestra com Eduardo Spohr, André Vianco e Affonso Solano sobre criação de mundos fantásticos. Se estiver no Rio neste dia, eu super indico que vá assistir esses mestres da literatura fantástica nacional.

Para quem não conhece o trabalho deles, eu vou falar um pouquinho nesse post.

Eduardo Spohr

Eduardo Spohr

Quem acompanha o Síntese Nerd sabe que eu, Mayla, sou suuuuper fã do Eduardo, e pode conferir novamente as resenhas dos livros dele aqui, aqui e aqui.

O Eduardo Spohr é o escritor de A Batalha do Apocalipse (livro lançado inicialmente pelo site Jovem Nerd), da trilogia Filhos do Éden (Filhos do Éden – Herdeiros de Atlântida; Filhos do Éden – Anjos da Morte; Filhos do Éden – Paraíso Perdido)  e de Filhos do Éden – Universo Expandido em parceria com o ilustrador Andrés Ramos, é co-autor do Protocolo Bluehand – Alienígenas e autor do conto A Torre das Almas, que se passa no mesmo Spohrverso de suas outras obras. Com livros publicados na Holanda, Alemanha, Portugal e com os direitos de suas obras vendidos para a Turquia, Spohr foi agraciado, em 2012, com o prêmio Fundação Luso-Brasileira na categoria revelação, criado para incentivar o trabalho de artistas de língua lusófona.

eduardo spohr livros

Em seu universo, os celestiais estão em guerra desde os primórdios da humanidade. Com influências de grandes escritores como Tolkien, Lovecraft, Howard e Gaiman, Spohr nos conta as histórias de um mundo onde personagens de diversas mitologias, principalmente a cristã, estão envolvidos. Mais detalhes sobre sua escrita, sinopses e opiniões sobre os livros vocês podem conferir nos links das resenhas.

Affonso Solano

Affonso SolanoEu ainda não fiz resenha dos livros do Affonso, então fico devendo por enquanto, mas posso adiantar que seu universo é tão fantástico (haha) quanto o do Dudu.

Affonso Solano é autor da série de livros Espadachim de Carvão, coordenador do gênero de fantasia da editora Leya, colunista do site Omelete e cocriador do site Matando Robôs Gigantes. Realiza palestras sobre literatura em todo o país, além de participar frequentemente dos 3 maiores podcasts e videocasts do Brasil: Jovem Nerd, MRG e Rapaduracast – que juntos alcançam mais de um milhão de ouvintes semanalmente. (fonte: site do autor)

Confira abaixo as sinopses das obras do autor:

espadachim de carvãoO Espadachim de Carvão: Filho de um dos quatro deuses de Kurgala, Adapak vive com o pai em sua ilha sagrada, afastada e adorada pelas diferentes espécies do mundo. Lá, o jovem de pele absolutamente negra e olhos brancos cresceu com todo o conhecimento divino a seu dispor, mas consciente de que nunca poderia deixar sua morada.

Ao completar dezenove ciclos, no entanto, isso muda.

Testemunhando a ilha ser invadida por um misterioso grupo de assassinos, Adapak se vê forçado a fugir pela vida e se expor aos olhos do mundo pela primeira vez, aplicando seus conhecimentos e uma exótica técnica de combate na busca pela identidade daqueles que desejam a morte dos Deuses de Kurgala.

espadachim-de-carvc3a3o-as-pontes-de-puzur.jpgO Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur: “Ninguém viaja mais rápido que Puzur.”

Lutando para se adaptar ao mundo dos mortais, Adapak se refugia no navio de Sirara, farto de lidar com os segredos do passado. Mas quando um antigo diário cai em suas mãos, o Espadachim de Carvão acaba por mergulhar nos registros de alguém responsável por influenciar não somente sua vida, mas a história de Kurgala – uma menina forçada a acompanhar a jornada de um ladrão desesperado, disposto a violar as regras mais antigas que os Quatro Que São Um deixaram para trás.

Quem foi Puzur? O que procurava? Enquanto viaja pelas páginas do tempo, Adapak desconhece que sua curiosidade está prestes a colocá-lo sob a ameaça de algo que ele mesmo pode ter desencadeado.

André Vianco

André Vianco

André Vianco, escritor paulista, teve seu primeiro livro autopublicado em 1999, após ficar desempregado. Vianco é um dos grandes nomes do terror nacional. Suas influências são Stephen King, Edgar Allan Poe, Anne Rice, entre outros.

O escritor conquistou milhares de fãs desde sua primeira publicação, e já possui 23 títulos publicados. Sua obra de estréia, Os Sete é ambientado na cidade litorânea fictícia de Amarração, Rio Grande do Sul, e conta a história de um grupo de sete vampiros de Portugal do século XVI, despertos de seu sono profundo no Brasil do fim do século XX após seus corpos serem encontrados por dois mergulhadores. (fonte: divulgação)

Confira abaixo todas as obras publicadas do escritor:

os sete

Série Vampiros do Rio Douro
Os Sete (autopublicado, 1999; relançado em 2000 pela Novo Século Editora e em 2016 pela Editora Aleph)
Sétimo (Novo Século Editora, 2002; relançado em 2016 pela Editora Aleph)
O Turno da Noite, Vol. 1: Os Filhos de Sétimo (Novo Século Editora, 2006)
O Turno da Noite, Vol. 2: Revelações (Novo Século Editora, 2006)
O Turno da Noite, Vol. 3: O Livro de Jó (Novo Século Editora, 2007)
Vampiros do Rio Douro, Vol. 1 (Novo Século Editora, 2007)
Vampiros do Rio Douro, Vol. 2 (Novo Século Editora, 2007)
O Turno da Noite: Escuridão Eterna (Novo Século Editora, 2012)

andre vianco livros

 

Série O Vampiro-Rei
Bento (Novo Século Editora, 2003)
A Bruxa Tereza (Novo Século Editora, 2004)
Cantarzo (Novo Século Editora, 2005)
As Crônicas do Fim do Mundo, Vol. 1: A Noite Maldita (Novo Século Editora, 2013)


Série Meus Queridos Monstrinhos
O Terrível Ataque das Rãs do Nepal (Editora Rocco, 2013)
Um Feriado Assombroso na Floresta (Editora Rocco, 2014)
Uma Tenebrosa Noite de Sustos, Doces e Travessuras (Editora Rocco, 2014)


Outros livros
O Senhor da Chuva (autopublicado, 1998; relançado em 2001 pela Novo Século Editora)
A Casa (Novo Século Editora, 2002)
Sementes no Gelo (Novo Século Editora, 2002)
O Caminho do Poço das Lágrimas (Novo Século Editora, 2008)
O Caso Laura (Editora Rocco, 2011)
Estrela da Manhã (Calíope/Giz Editorial, 2015)
Dartana (Fábrica231/Editora Rocco, 2016)
Penumbra (LeYa, 2017)

E aí, nerd, ta esperando o que para conferir os trabalhos destes mestres? Em breve publicarei um post sobre o universo Spohr e como ler a tetralogia angélica.

Nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro das novidades e resenhas desses e outros títulos.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s