Sintetizando: Toda Luz Que Não Podemos Ver – Anthony Doerr

Saudações, meus queridos nerds! No sintetizando de hoje falaremos sobre o vencedor do Pulitzer de Ficção do escritor Anthony Doerr: Toda Luz Que Não Podemos Ver.

Sobre o Autor:

Anthony DoerrFilho de uma professora e um proprietário de uma pequena gráfica, o contato com a literatura começou na infância. No entanto, Doerr não se contentava em apreciar a leitura, ele queria conhecer o caminho percorrido pelo autor para a criação de universos incríveis. Estudou História e Inglês, mas foi um curso de escrita criativa que o incentivou a se tornar o escritor que sempre sonhou. Hoje, o premiado autor já possui cinco livros publicados em diversos países.

Sinopse:

Toda Luz que não podemos ver SNMarie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Marie-Laure está com doze anos quando Paris é ocupada pelos nazistas, e pai e filha se refugiam na cidade de Saint-Malo, onde o tio-avô de Marie-Laure vive em uma enorme casa à beira-mar. Eles levam consigo o talvez seja o mais valioso e perigoso tesouro do museu.

Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com sua irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, Werner acaba se tornando especialista em montar e consertar esses aparelhos cruciais à época, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure.

Em uma história de amor e bondade, as vidas de Werner e Marie-Laure vão se encontrar em tortuosas circunstâncias, enquanto ambos tentam sobreviver às atrocidades da Segunda Guerra Mundial.

Opinião do Síntese Nerd:

Um romance sobre sobrevivência e sobre a bondade do ser humano nas situações mais extremas no cenário da invasão nazista. Toda Luz Que Não Podemos Ver é angustiante, belo, arrebatador e delicado. A escrita de Doerr se mantém suave, mesmo descrevendo as situações pesadas comuns a temática. E se achamos que não há mais nada a ser contado sobre a Segunda Guerra Mundial, o escritor nos surpreende com uma linda e não tão feliz história sobre dois jovens cujos caminhos se cruzam em um momento crucial.

O livro é dividido entre passado e presente, e alterna as passagens, acompanhando ora Marie-Laure, ora Werner. Assim, vamos nos aprofundando na história pessoal de cada um dos personagens, e conhecendo as circunstâncias que formaram o seu caráter e definiram suas escolhas, ou falta delas, no futuro.

“Siga a lógica. Todo efeito tem sua causa, e todo problema tem sua solução. Toda fechadura tem sua chave. Você pode voltar para Paris ou permanecer aqui ou seguir em frente. ”

 

Com suspenses de prender o fôlego, momentos de aquecer a alma e tristezas que nos mostram mais uma vez que os afetados pelas guerras nunca são quem as causou, Toda Luz Que Não Podemos Ver foi uma das minhas melhores leituras de 2017.

 

Até a próxima!

Dica do Síntese Nerd:

Para quem quer conhecer mais a escrita de Doerr, confira a nossa resenha de Quatro Estações em Roma.

Anúncios

4 comentários em “Sintetizando: Toda Luz Que Não Podemos Ver – Anthony Doerr

Adicione o seu

  1. Gostei demais ^^ Amo esse tipo de livro, eu não o conhecia mas graças a você estou muito curiosa para o ler!! É legal ler sobre esse tipo de tema, nos ajuda em pensar cada vez mais sobre a superação. O pai dela é um gênio ^^ Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: