Sintetizando: O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur – Affonso Solano

Saudações, meus queridos nerds! Antes de mais nada gostaríamos de agradecer a companhia de vocês em 2017, e que em 2018 possamos ter essa conversa bacana com muitos mais nerds queridos desse mundão. E à vocês: um 2018 fantástico e cheio de aventuras emocionantes!

E hoje, para iniciar bem o ano, a resenha é do segundo livro do Affonso Solano: O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur. Confira os detalhes dessa obra da literatura fantástica nacional.

Sobre o autor:

affonso solano

Affonso Solano, é um escritor, ilustrador, editor e podcaster brasileiro. Co-criador do podcast “Matando Robôs Gigantes”, que aborda, com humor, assuntos relacionados a cinema, jogos eletrônicos, quadrinhos e cultura pop em geral. Em 2013, lançou seu primeiro livro, O Espadachim de Carvão e em 2015 lançou O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur. (Fonte: Wikipedia. Imagem: divulgação)

Sinopse:

o espadachim de carvão 2“Ninguém viaja mais rápido que Puzur.”

Lutando para se adaptar ao mundo dos mortais, Adapak se refugia no navio de Sirara, farto de lidar com os segredos do passado. Mas quando um antigo diário cai em suas mãos, o Espadachim de Carvão acaba por mergulhar nos registros de alguém responsável por influenciar não somente sua vida, mas a história de Kurgala – uma menina forçada a acompanhar a jornada de um ladrão desesperado, disposto a violar as regras mais antigas que os Quatro Que São Um deixaram para trás.

Quem foi Puzur? O que procurava? Enquanto viaja pelas páginas do tempo, Adapak desconhece que sua curiosidade está prestes a colocá-lo sob a ameaça de algo que ele mesmo possa ter desencadeado. (Fonte: Editora Leya)

Opinião do Síntese Nerd:

Alternando entre o passado, com a jornada de Puzur, e o presente, com o jovem espadachim, mergulhamos nesta emocionante aventura narrada pelo rei dos escritores Affonso Solano! Sem parar para discutirmos sobre a nobreza do referido título, vamos aos fatos: Affonsinho sabe prender a atenção com maestria.

Já falei sobre a escrita do Affonso na resenha de O Espadachim de Carvão, que permanece num ritmo agradável no segundo livro. Além disso, Kurgala é um universo fantástico incrível, descrito de maneira natural durante a leitura, com criaturas das mais variadas espécies, evidenciando a criatividade do escritor.

20171230_200803
Ilustração: Affonso Solano

Os personagens são cativantes! Acho que um dos principais pontos em que alguns autores pecam é construir personagens pouco carismáticos, ou com alguma característica que leva o leitor a não se relacionar muito bem. Não estou falando da questão “vilão ou herói”, mas a profundidade e a construção do personagem mesmo.

“Se agarrar ao ódio é como segurar um carvão em brasa para jogá-lo em alguém: você é quem acaba ferido.”

 Adapak enfrentou revelações perturbadoras no primeiro livro (as quais não direi aqui, pois nossas resenhas literárias são livres de spoiler), e agora acompanhamos o jovem em uma jornada de conhecimento, pesquisando registros que contam a história de um famoso ladrão e suas técnicas únicas de viajar por Kurgala.  No entanto, o espadachim acaba encontrando mais do que procurou, e nos resta esperar pelo terceiro livro, cuja previsão de estreia está para o primeiro semestre de 2018.

Eu tive o imenso prazer de conhecer o Affonso na última CCXP em São Paulo, e todos os livros receberam a marca do mestre. Ele é super atencioso com os fãs e muito divertido!

Não deixe de conferir a resenha do primeiro livro aqui e embarque com Adapak nesta aventura por Kurgala.

Até a próxima!

Anúncios

2 comentários em “Sintetizando: O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur – Affonso Solano

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: