Sintetizando: Depois de Você – Jojo Moyes

Saudações, meus queridos nerds! Hoje tem resenha da continuação de Como Eu Era Antes de Você, da Jojo Moyes: Depois de Você.

Se você não leu o primeiro livro, aconselho não continuar a resenha, pois poderá haver spoilers.

Sobre a autora:

jojo-moyes2

Jojo Moyes nasceu em 1969 em Londres. Trabalhou como jornalista durante dez anos, até 2002 quando decidiu se dedicar integralmente à carreira de escritora. Autora de mais de dez títulos, entre eles A última carta de amor, e Como eu era antes de você, que foi adaptado para o cinema com Sam Claflin e Emilia Clarke

Sinopse:

Lou Clarke tem muitas perguntas. Por que acabou indo trabalhar no bar de um aeroporto, onde passa o expediente inteiro observando outras pessoas voarem para novos lugares? Por que o apartamento onde mora há um ano ainda não parece um lar? A família será capaz de perdoá-la pelo que ela fez dezoito meses antes? Algum dia ela vai superar ter perdido o amor de sua vida? Mas o que Lou sabe com certeza é que as coisas precisam mudar.

Até que, certa noite, uma pessoa desconhecida bate à sua porta. Será que ela tem as respostas que Lou procura… ou apenas mais perguntas? Se Lou fechar a porta, a vida vai continuar igual: simples, ordenada, segura. Se abrir, estará arriscando tudo. Lou prometeu que continuaria viva. E se vai cumprir isso, terá que convidar essa pessoa a entrar.

Opinião do Síntese Nerd:

O primeiro livro que li de Jojo Moyes foi Como Eu Era Antes de Você. Na época, eu fiquei bastante revoltada. Eu entendi o livro, entendi a parte de respeitar as decisões do outro e entendi que era sim uma história de amor, mas de um amor de Lou por ela mesma. Will despertou nela uma vontade de se permitir ser mais do que ela acreditava ser. Maaaaaas, eu não concordo com o final (SPOILER DO PRIMEIRO LIVRO ADIANTE). Assim como uma série que aborda o suicídio de uma adolescente foi amplamente criticada, eu acredito que uma escritora, com o poder de mostrar que a superação é possível, e decidiu colocar um personagem que desiste diante de uma grande dificuldade, perdeu uma oportunidade de dialogar com pessoas nesta situação. Sim, entendo também o lado do personagem, de não se reconhecer na condição em que se encontrava, de não querer esse tipo de vida, que ele nem ao menos considerava viver. Mas, enfim, é apenas minha opinião.

Aí eu li A Garota Que Você Deixou Para Trás (resenha aqui), e vi que a Jojo podia ser mais do que isso. Que sua escrita era agradável, e a história, apaixonante. Então dei uma chance para a continuação da história da Lou e comecei a ler Depois de Você. A narrativa tem um bom ritmo, a história tem reviravoltas, partes emocionantes, partes engraçadas e algumas partes que dão uma certa raiva. É agradável, de certa maneira, mas desnecessário.

jojomoyesdepoisdevoce

Em Depois de Você temos uma Lou insegura, que ainda não sabe quem é na vida, que não sabe o que quer do futuro, que não segue o que Will lhe pediu: “Apenas viva”, ou seja, não há evolução da personagem. Temos revelações surpreendentes, e uma personagem irritante inserida na história. De modo geral, é uma continuação realmente desnecessária que parece ter sido feita para agradar fãs que não se contentaram com o final anteriormente apresentado.

O terceiro livro, Ainda Sou Eu, já está na pré-venda e será lançado em 8 de fevereiro. Será que Lou vai finalmente evoluir, ou continuará com os mesmos problemas na vida?

Dica do Síntese Nerd:

a garota que voce deixou para tras (1)

Se você curte a escrita de Jojo, ou nunca leu e caiu aqui de paraquedas, ou até mesmo leu Como Eu Era Antes de Você e prometeu nunca mais ler nada desta mulher (hahaha), dê uma chance para A Garota Que Você Deixou Para Trás.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: