Sintetizando: Os Pássaros – Frank Baker

Saudações, meus queridos nerds! Confiram a resenha deste incrível terror psicológico da DarkSide Books.

Sobre o autor:

frank baker

Frank Baker nasceu em Londres, em 1908. Em 1936, publicou Os Pássaros, seu segundo livro, que vendeu apenas trezentos exemplares e foi considerado por ele como um fracasso. Foi apenas após o lançamento do filme de mesmo nome, em 1963, com direção de Hitchcock, que a obra recebeu maior atenção. Baker faleceu em 1983, na Cornualha. (Fonte: DarkSide Books)

 

Sinopse:

Pássaros. Milhares, talvez milhões, sobrevoam Londres, de forma aparentemente inexplicável e sem sentido, onde parecem observar os habitantes da capital que os consideram divertidos, se tanto um pouco estranhos. Enquanto as pessoas ainda tentavam entender o que faziam ali, eles começam a atacar, ferindo e até mesmo matando com tremenda brutalidade e violência. Seriam eles uma força da natureza ou uma manifestação sobrenatural? Ninguém sabe. A única certeza é que o objetivo dos pássaros é a destruição da humanidade e ninguém tem ideia de como impedi-los… (Fonte: DarkSide Books)

Opinião do Síntese Nerd:

Embalada por uma escrita fascinante, devorei Os Pássaros em pouco tempo. Embora denso e angustiante, o livro revela uma escrita quase poética ao passo que o personagem reflete sobre o seu passado. Assim, o livro é narrado em primeira pessoa por um dos sobreviventes do “apocalipse”, que conta o período de sua vida em que os pássaros invadiram uma Londres pós-guerra.

“(…) volto-me para o caixote de livros ao meu lado… Aos livros, sempre a eles; a um mundo crepuscular de sombras mais dóceis que os seres vivos; às palavras em uma página, em vez de palavras expressas por um amigo ou amante.”

O suspense é construído de forma impecável, e muito me admira a falta do sucesso imediato à publicação desta obra. O mistério em torno da aparição dos pássaros e a forma como eles vão impondo sua sombria presença na vida dos cidadãos, te faz querer ficar com os olhos grudados nas páginas.

Essa edição da DarkSide conta com uma introdução de Ken Mogg, traçando uma linha entre o autor e a obra, com todas as suas influências autobiográficas, tornando o volume ainda mais interessante.

20180128_191225

AVISO IMPORTANTE: o leitor poderá apresentar sensibilidade a barulhos no vidro da janela e à presença de pássaros sinistros. O sintoma poderá passar ao final da leitura, ou não.

 

Dica do Síntese Nerd:

os passaros hitchcock

Caso o livro tenha te interessado, indico também a maravilhosa adaptação de Alfred Hitchcock.

Um comentário em “Sintetizando: Os Pássaros – Frank Baker

Deixe um comentário