Sintetizando: Monique – Luísa Coelho

Saudações, meus queridos nerds! O livro do qual falarei hoje estava há tempos esquecido na minha estante. Trata-se de Monique, da escritora Luísa Coelho. Confiram a resenha, pois espero despertar em vocês o desejo de ler essa obra.

Sobre a autora:

luisa coelho

Luísa Coelho, nascida na Angola e de nacionalidade portuguesa, estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui várias obras de ficção publicadas e vários artigos de crítica e análise literária.

Sinopse:

Monique é a aventura de uma resposta. Uma resposta íntima e tardia a um interlocutor para sempre ausente. É a carta de Monique a Alexis, o personagem-título do livro de Marguerite Yourcenar, publicado em 1929. A escritora francesa, nesta sua primeira obra, deixa-nos uma longa carta de adeus, um monólogo epistolar deum homem à sua jovem mulher, com quem esteve casado apenas três anos e que acaba de dar à luz, para lhe explicar as razões da sua ruptura. Ele deseja começar uma vida nova, ser pianista, romper com a mentira e abandonar-se ao seu instinto que o atrai para os homens. De um grande pudor e de uma contenção admirável, a leitura desta carta suscita uma resposta.

É do desafio da resposta a essa carta que este texto se ocupa.

Monique explora não somente uma simples resposta para a carta de Alexis, como abre a porta para que conheçamos a percepção da esposa sobre o papel da mulher na sociedade em que viva, expondo sua vida pessoal, algo inimaginável para o marino e o restante da sociedade.

Opinião do Síntese Nerd:

Comprei este livro na bienal de 2016 em São Paulo, e simplesmente esqueci de sua existência. Que grande arrependimento senti de não ter lido esta magnífica obra antes, ou talvez suas palavras chegaram a mim no momento exato. Não sei se em outro momento qualquer elas teriam dialogado tão bem com meu espírito de leitora, mas a poeticidade contida nessas palavras me marcou profundamente.

monique sintesenerd

Nunca tive contato com a obra da escritora Marguerite Yourcenar, e desconheço a profundidade da carta de Alexis e seu relato. No entanto, sinto como se conhecesse Monique pessoalmente, como se fossem as confissões de alguém tão próximo a mim que seus sentimentos me atingiriam também. Ainda algum tempo após concluir a leitura, revisito minhas marcações e me pego totalmente envolvida nas palavras da escritora.

“A maior parte das pessoas não gosta da chuva, porque ela as obriga a debruçar-se sobre si próprios. A ocupar o seu próprio interior e a falar-se. A chuva não escuta, faz-se escutar e ao escutá-la mergulhamos nas águas da nossa memória. ”

Convido-os a conhecerem Monique por meio da artística escrita de Luísa Coelho.

Até a próxima!

 

Imagens de divulgação. Se alguma imagem for de sua autoria, entre em contato conosco.

Anúncios

6 comentários em “Sintetizando: Monique – Luísa Coelho

Adicione o seu

  1. Ótima resenha. Suas impressões chamam atenção, realmente compramos muitos livros e ficam se amontoando na estante esperando o dia para lermos. Acredito que esse era o momento para ler. Show já vou colocar na lista para procurar para ler.

    Curtir

  2. uma amiga minha ama a autora Yourcenar e um amigo me indicou ler algo dela tb… não conhecia esse livro que faz alusão a obra dela… quem sabe eu leia qualquer dia mas no momento não bateu empolgação…
    bjs…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: