Sintetizando: A Última Carta de Amor – Jojo Moyes

Saudações, meus queridos nerds!

Vamos conversar um pouco sobre A última carta de amor, romance de Jojo Moyes publicado em 2010. A escritora que fez um grande sucesso com Como eu era antes de você, é conhecida por seus romances delicados, emocionantes e apaixonantes, todos publicados pela Intrínseca (com capas fofíssimas). Confira então o que eu achei da leitura de A última carta de amor.

A autora:

jojo-moyes2

Jojo Moyes nasceu em 1969 em Londres. Trabalhou como jornalista durante dez anos, até 2002 quando decidiu se dedicar integralmente à carreira de escritora. Autora de mais de dez títulos, entre eles A última carta de amor, e Como eu era antes de você, que foi adaptado para o cinema com Sam Claflin e Emilia Clarke.

Sinopse:

jojo moyes ultima cartaLondres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta à casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer falta alguma coisa. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalhava. Obcecada com a ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte porque ela mesma está envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar “B”, sem desconfiar que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento. (Fonte: Editora Intrínseca)

Opinião do Síntese Nerd:

Quando iniciei a leitura, tive a impressão de que já havia lido algo parecido. De fato, A Garota que Você Deixou para Trás, publicado em 2012, segue este mesmo ritmo, alternando entre passado e presente, com duas histórias entrelaçadas por ítens que remetem ao passado: uma carta em um, e um quadro em outro.

“A única forma de eu poder suportar isso é estar em um lugar em que não a veja nunca, em que eu não seja assombrado pela possibilidade devê-la com ele. Preciso estar em um lugar onde a pura necessidade impeça que você ocupe cada minuto, cada hora dos meus pensamentos. Aqui isso é impossível.” (pag. 22)

Os personagens seguem o estilo de Jojo, com seus dramas pessoais, vivendo momentos complicados, e sempre tirando uma lição disso. São personagens envolventes, que cativam o leitor, mas nada que seja inovador, ou realmente marcante.

A ultima carta de amor

Talvez pelo período do passado abordado, ou até mesmo pela evolução na escrita da autora, o romance de 2012 me prendeu muito mais. A última carta de amor não peca em excessos, ou em seu ritmo, mas não se livra completamente dos clichês românticos em parte da história. A leitura é agradável, rápida e leve. Se você já curte o estilo de Jojo Moyes, eu recomendo.

Dica do Síntese Nerd:

Confira a resenha de A Garota que Você Deixou para Trás

 

Siga o Síntese Nerd nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: