Universo Literário: Harry Potter

Saudações, meus queridos nerds!

Hoje falaremos sobre o universo de livros de Harry Potter. Além da saga original, vários outros materiais foram publicados sobre o universo criado por J. K. Rowling. Então, se você ainda se sente meio perdido, este post servirá como um mapa do maroto.

mapa do maroto

No dia 26 de junho de 1997 era lançado o livro Harry Potter e A Pedra Filosofal, que conquistaria milhões de fãs no mundo inteiro com a história do garoto que morava no armário embaixo da escada e, no seu aniversário de onze anos, descobre ser um bruxo que deve estudar na escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Assim, J.K. Rowling reinventava o conceito de magia e bruxaria, criando um complexo universo secreto, rico em criaturas e cheio de histórias emocionantes.

Quer saber o quanto eu amo Harry Potter? Clique aqui.

Sequência de leitura:

Capa_Harry_Potter_e_a_Pedra_Filosofal_(livro)Harry Potter e a Pedra Filosofal (Editora Rocco): A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios, Válter e Petúnia, que não gostam nem um pouco delem e com o filho deles, Duda, que consegue ser ainda pior que os pais. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: uma carta com um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo o lado, como também seu destino, que espera por ele desde que nasceu… Se ele sobreviver a tudo que está descobrindo, é claro.

Capa_Harry_Potter_e_a_Câmara_Secreta_(livro)Harry Potter e a Câmara Secreta (Editora Rocco): O segundo ano de Harry em Hogwarts está cheio de novos perigos e horrores, incluindo um professor totalmente metido chamado Gilderoy Lockhart, o espírito de uma garota chamada Murta que Geme, que assombra o banheiro das meninas, e a embaraçosa atenção da irmãzinha caçula do Rony, Gina. Mas tudo isso parece pequeno quando um problema de verdade aparece e alguém – ou alguma coisa- começa a petrificar os alunos de Hogwarts. Será que foi Draco Malfoy, que anda mais venenoso que o normal? Será que foi Hagrid, cujo passado misterioso começa a vir à tona? Talvez tenha sido o suspeito número um de toda a escola… o próprio Harry Potter!

untitledHarry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Editora Rocco): Durante longos 12 anos, a assustadora fortaleza de Azkaban manteve prisioneiro o bruxo Sirius Black. Condenado pelo assassinato de 13 pessoas com um só feitiço, muitos acreditavam que Black seja o mais fiel dos seguidores d’Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado. Agora ele fugiu da prisão. E os guardas de Azkaban disseram que Black andara repetindo a seguinte frase durante o sono: “Ele está em Hogwarts… ele está em Hogwarts.” Será que o perigoso bruxo está vindo atrás de Harry? Seja como for, Harry Potter não está seguro, nem mesmo dentro de sua escola de magia, cercado por seus amigos. Principalmente porque, para piorar as coisas, pode haver um traidor entre as pessoas que o cercam.

Capa_Harry_Potter_e_o_Cálice_de_Fogo_(livro)Harry Potter e o Cálice de Fogo (Editora Rocco): Harry Potter quer distância da família tenebrosa com quem é obrigado a conviver para poder assistir à Copa Mundial de Quadribol com Hermione, Ron e a família Weasley. Ele também quer continuar sonhando acordado com Cho Chang, de quem ele gosta (talvez queira mais do que apenas sonhar com ela). Ele quer descobrir quem está por trás de um mistério envolvendo escolas de magia rivais e uma competição que não acontece há mais de cem anos. Ele quer ser um bruxo normal de 14 anos. Infelizmente para Harry Potter, ele não é normal, ele é diferente – até mesmo para os padrões dos bruxos. E neste caso, ser diferente pode ser fatal.

Capa_Harry_Potter_e_a_Ordem_da_Fênix_(livro)Harry Potter e a Ordem da Fênix (Editora Rocco): Há uma porta ao final do silencioso corredor. E ela anda assombrando os sonhos de Harry Potter. Que outro motivo ele teria para acordar no meio da noite, gritando de pavor? Como se não bastasse ter delidar com os exames dos Níveis Ordinários de Magia que se aproximam; a nova professora que mais parece uma Megera, o elfo doméstico que só sabe reclamar; e a crescente ameaça d’Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado. Agora Harry Potter se vê refém dos próprios líderes do mundo bruxo, nos quais ele não pode confiar, e da fragilidade das autoridades de Hogwarts. Apesar de tudo isso (ou talvez por causa disso), ele encontra ajuda e força em seus amigos, muito além do que ele poderia imaginar. Uma lealdade sem limites e a coragem para o que for preciso; até mesmo o mais brutal dos sacrifícios.

Harry Potter e o enigma do principeHarry Potter e o Enigma do Príncipe (Editora Rocco): A luta contra Voldemort não vai nada bem. Hermione folheia as páginas do Profeta Diário e uma notícia é mais aterrorizante que a outra. Dumbledore tem se ausentado de Hogwarts por longos períodos, ainda assim… Como em toda guerra, a vida continua. Estudantes do sexto ano estão aprendendo a aparatar – “perdendo” alguns membros do corpo no processo. Adolescentes namoram, brigam entre si e se apaixonam. As aulas estão cada vez mais difíceis, mesmo com Harry recebendo uma ajudinha do Príncipe Mestiço. Entrementes, Harry investiga a complexa história do jovem bruxo que se tornou Lorde Voldemort nos mínimos detalhes, na esperança de encontrar aquele que pode ser o único ponto fraco de seu arqui-inimigo.

Capa_Harry_Potter_e_as_Relíquias_da_Morte_(livro)Harry Potter e as Relíquias da Morte (Editora Rocco): Harry Potter e as relíquias da morte, de J.K. Rowling, é o sétimo e último livro da série. Voldemorte está cada vez mais forte e Harry Potter precisa encontrar e aniquilar as Horcruxes para enfraquecer o lorde e poder enfrentá-lo. Nessa busca desenfreada, contando apenas com os amigos Rony e Hermione, Harry descobre as Relíquias da Morte, que serão úteis na batalha do bem contra o mal.

 

 

Os livros foram impressos em diversas edições, incluindo as versões ilustradas que estão sendo ainda lançadas. Além da saga original, temos outros livros que exploram outros lados do universo mágico.

hp cursed child

 

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (2016 – Editora Rocco): O roteiro de ensaio da peça, baseado em uma história original de J.K. Rowling, escrito por John Tiffany e Jack Thorne, foi lançado pela editora Rocco em 2016. A história inicia na cena final da saga, dezenove anos depois da grande batalha de Hogwarts. Sinopse e minha humilde opinião aqui: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

 

 

Livros sobre o universo dos livros e cinema:

download (1)

 

Os contos de Beedle o Bardo: ‘Os contos de Beedle, o Bardo’, livro que aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte como um presente do mestre Dumbledore para Hermione, reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling. Trata-se de uma coletânea de contos de fadas dos bruxos, trazendo histórias sobre o passado de Hogwarts e nomes já conhecidos dos fãs da série Harry Potter. Resenha aqui.

 

 

download (3)

 

Animais Fantásticos e Onde Habitam: A acromântula é uma aranha monstruosa de oito olhos e dotada de fala humana, foi desenvolvida pelos bruxos para guardar suas casas ou tesouros. O basilisco, também chamado de rei das cobras, é verde-vivo e pode alcançar até quinze metros de comprimento. Sua criação foi declarada ilegal, desde a época medieval. O dragão é o animal mais mágico do mundo – seu couro, sangue, coração, fígado e chifre têm grandes propriedades ilusionistas. Estas descrições são apenas uma amostra do que apresenta ‘Animais fantásticos e onde habitam’.

download (2)Quadribol Através Dos Séculos: J. K. Rowling, atendendo aos apelos dos leitores da série Harry Potter, escreveu, sob o pseudônimo de Kennilworthy Whisp, o livro Quadribol através dos séculos, um histórico completo sobre o jogo quadribol, desde a origem até o presente século, as modificações ocorridas no esporte, descrição do times e sua difusão pelo mundo. Quem leu as aventuras do aprendiz de feiticeiro mais famoso do mundo já deve estar familiarizado com o quadribol – esporte típico dos bruxos e tão popular para eles quanto o futebol para os não-bruxos. No quadribol, os jogadores ficam suspensos em suas vassouras durante a partida e cada time tem sete jogadores; um goleiro, dois batedores, três artilheiros e um apanhador.

Além destes, existem livros sobre os personagens, criaturas fantásticas, magia do cinema e universo cinematográfico, varinhas, objetos mágicos, entre outros. Tudo o que um fã precisa saber, já foi escrito e publicado em lindas e tentadoras edições.

Em breve teremos post sobre o Universo Harry Potter nos cinemas. Não deixem de conferir.

Até a próxima!

 

(Fonte das sinopses: Editora Rocco. Imagens de divulgação.)

Anúncios

4 comentários em “Universo Literário: Harry Potter

Adicione o seu

  1. Amei…agora estou mais animado em continuar lendo!Eu amo os filmes e tudo que esta relacionado com a saga… mas ler sempre foi um problema em minha vida…durante a vida escolar sempre lia os clássicos da literatura por obrigação (vestibular) … por gostar dos filmes decidi mudar essa realidade e ler os livros ….mesmo que isso demore muito (vergonha …rsrsrs….) estou mais empolgado agora.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: